Educação Socioemocional

A escola da inteligência é um programa idealizado pelo Dr. Augusto Cury e objetiva desenvolver a inteligência socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), ela visa atender a três objetivos essenciais para o bem-estar do ser humano: a inteligência cognitiva, emocional e social, a fim de promover a saúde e o aprimoramento de competências necessárias às relações sociais, com enfoque no autoconhecimento e na gestão das emoções. Todos os envolvidos no programa são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar emocional. O programa Escola da Inteligência é aplicado em 1 hora/aula por semana, utilizando materiais com ilustrações modernas, diagramação atrativa e ajustados metodologicamente a cada faixa etária para auxiliar no desenvolvimento dos aspectos emocionais, cognitivos e sociais dos alunos.  A família também é envolvida no processo através de encontros bimestrais, com materiais voltados para a realidade atual da juventude, oferecendo ferramentas que auxiliam no preparo do crescimento emocional dos filhos e no enfrentamento das adversidades da vida moderna.

O Ícone Taquara conta com departamento de psicologia, que cuida da demanda individual do aluno para possibilitar o seu desenvolvimento pedagógico e crescimento pessoal. Além disso, esse setor atua, com a coordenação, no acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem e transtornos emocionais, de modo que os discentes alcancem melhor qualidade no desenvolvimento cognitivo e socioemocional.